Porque o segredo do sucesso está em estabelecer os objetivos certos
“Não importa o que você sabe. O que importa é a execução”. Andrew Grove
Todos sabemos que ter metas e objetivos na vida e nos negócios é fundamental. Mas
estabelecer resultados executáveis e que façam sentido é o primeiro passo.
“Não importa o que você sabe. O que importa é a execução”. Andrew Grove, ex-presidente
da Intel, um dos maiores líderes e gestores da história, disse isso. E com base nessa linha
de pensamento, ele criou um sistema denominado “OKR” – objectives and key results, ou
seja, objetivos e resultados chave. Porque tudo depende de uma execução excelente.
Muitas vezes quando os empreendedores têm medo de compartilhar suas ideias e pessoas
mais experientes lhes apontam que não há o que temer porque o que importa é a ação, é
uma ideia que está alinhada com esse conceito. Até porque, para que esta ideia se
concretize em algo factível, o objetivo deve ser claro e palpável. Por exemplo: uma empresa
bem sucedida é necessariamente a que cresce mais rápido? Não necessariamente.
Quantas empresas ganham mercado de forma desenfreada mas não se sustentam? Suas
metas devem estar alinhadas não só com a demanda do mercado mas também com sua
capacidade produtiva. Afinal de contas, não dá para abraçar o mundo com as mãos, como
já diz o ditado popular.
Outra questão está relacionada com o seu propósito: qual deverá ser o tamanho do seu
negócio? Uma multinacional? Uma pequena empresa local? O que significa sucesso? É
muito relativo. Sucesso está relacionado a bons resultados, indicadores bem
acompanhados, valores do negócio considerados, uma boa gestão, bons líderes e uma
longevidade para este empreendimento. Um negócio tem que ter significado, tem que ser
concreto, as pessoas tem que ser orientadas por ações e o processo deve ser inspirador.
Quando esse passa a ser o foco, as pessoas trabalham de forma colaborativa, o
posicionamento fica claro e o bom resultado acontece de forma natural. Além do mais, o ato
de errar deixa de ser uma ofensa, uma falha absurda, mas passa a fazer parte do risco
calculado e existem mecanismos para fazer os ajustes necessários.
Um empreendimento deve ter objetivos específicos, agressivos mas realistas – porque afinal
de contas o mercado é intenso e existem consumidores indecisos e concorrentes vorazes –
mensuráveis e passíveis de validação – porque tudo muda o tempo todo no mundo. Antes
de pensar na receita que seu negócio deve ter, pense nas entregas que você quer fazer ao
consumidor, como vai fazê-las, porque está fazendo isso e como vai manter esse processo
consistente e então, o resultado virá. Mas tenha foco no seus objetivos e faça o que
realmente importa. Não perca tempo com variáveis que não farão a diferença, ou que
apenas causarão uma boa impressão, mas que não serão os verdadeiros pilares para o
alcance do que realmente importa.
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Adriana Vale, mentora de negócios – mestre em Gestão de Negócios, profissional com 21 anos de mercado, empresária, professora de pós graduação, mentora e avaliadora de várias bancas consagradas no mercado; trabalha com projetos de viabilidade e posicionamento de negócios e criou um programa de gestão de negócios eficiente. |