SliderTecnologia

As fraudes contra os usuários da internet – saiba identificá-las e como se proteger

Especialista em segurança digital aponta os principais crimes cometidos pelos "bandidos virtuais"

Os ataques as redes, plataformas, sites e mesmo perfis pessoais são mais constantes e frequentes. Diariamente vemos nos tabloides ou nos telejornais notícias sobre o assunto, a cada segundo redes são invadidas, clonadas e fraudadas por bandidos virtuais. Segundo Daniel Nascimento, especialista em segurança digital e CEO da DNPontoCom, cada vez mais o usuário tem que se policiar e prestar mais atenção onde acessa e como acessa às suas redes.

Para ajudar, o especialista enumerou alguns casos e dicas como se prevenir de futuros ataques e transtornos.

Phishing – O ataque phishing consiste em envio de e-mails em massa, com propagandas enganosas, onde os hackers levam vantagens com as necessidades das pessoas, usando este ataque para revelar informações pessoais, dados de cartões de crédito, cadastro de pessoas físicas e dados bancários.

Os hackers encaminham e-mails de grandes empresas conhecidas ou de instituições bancárias, com promoções dos produtos ou serviços que vendem estes bem abaixo do preço de mercado, ludibriando os usuários. Ao usuário clicar no link da promoção, ele é redirecionado a um site totalmente idêntico ao da falsa loja virtual ou instituição bancária. Chegando ao falso site o usuário completará seus dados finalizando a compra, incluindo seus dados de cartão de crédito ou credenciais de acesso bancário copiadas (nos casos dos falsos sites de instituições bancárias).

Dica de proteção: Para evitar ser vítima destas fraudes verifique os remetentes destes e-mails, pois o endereço eletrônico do remetente sempre terá algum indício de que não seja a empresa de verdade (Ex: [email protected]). Desconfie sempre quando os preços dos produtos ofertados nestes e-mails não condizem com a realidade (Ex: Televisor de 75 polegadas por R$1.200,00), verifique também o link destes websites, assim como os e-mails, eles também terão divergências quanto ao website oficial da empresa ou instituição bancária. Para maior garantia de proteção de seu computador e para ajudar a reconhecer, remover e prevenir do phishing use um antivírus e uma ferramenta antiphishing.


Keylogger DNS:
 Este ataque diferentemente do que foi explicado acima, é realizado através de dos websites, o hacker atacante irá inserir um código maliciosamente em determinados websites que possuam um grande número de acessos diários, onde geralmente são websites invadidos por eles mesmos ou terceiros que tenham o mesmo intuito de roubar as suas informações.

O código malicioso que o atacante inseriu em determinado website que você acessou irá testar todas as senhas possíveis para fazer login em seu modem, ao conseguir a senha de seu aparelho ele irá trocar o seu DNS pelo DNS da máquina do próprio hacker, esse ataque se chama DNS HIJACKING ou também pode ser chamado de SEQUESTRO DE DNS. Após conseguir substituir o seu DNS pelo DNS da máquina do hacker, quando o usuário acessar determinados websites que seja de seu interesse, o usuário cairá em uma tela falsa, porém com o mesmo endereço de origem e as mesmas características do website.

Dica para proteção: Para evitar esse tipo de ameaça, o usuário deve ter um antivírus que conte com ferramentas para avaliar a segurança do modem, devendo ele estar devidamente atualizado e configurado para que ninguém possa acessá-lo sem a devida autorização, evitando o uso de senhas fracas ou que tenha serviços que permitam acessá-lo remotamente. Também ficar atento à demora do website para carregar, caso fique sempre carregando sem entrar na página, verifique se o seu DNS foi alterado.

Keylogger DNS + Operador: Este tipo de ataque consiste na mesma forma do anterior, o usuário será infectado por acessar algum website que tenha o código malicioso. Após o usuário acessar determinados websites que o criminoso tenha interesse para roubar suas informações pessoais, ele será cairá em uma página falsa.

A diferença entre este tipo de prática e da anterior que havíamos explicado, é que neste tipo de ataque, o criminoso terá um painel de monitoração em tempo real, onde ele poderá saber quando o usuário estará acessando um website de sua instituição financeira, para roubar informações do token que permite o acesso a sua conta bancária, códigos de SMS que chegam pelo celular para recuperação de senhas e habilitação de novos dispositivos, senhas secundárias em tempo real, entre outras.


Keylogger DNS + Operador + SSL Falsificado:
  O ataque nessa modalidade é realizado da mesma forma do que nos dois anteriores mencionados, o usuário entrará em determinado website que esteja corrompido pelo código malicioso que o criminoso atacante inseriu. Assim, ele testará todas as possíveis senhas para invadir o modem/roteador para realizar a troca do DNS pelo DNS do hacker.

Diante disso, todo website que o usuário acessar que o criminoso tenha interesse em roubar os seus dados e informações bancárias, irá ser remetido para uma tela falsa.

A diferença entre este ataque e o anterior é que além de o criminoso ter um painel de monitoração em tempo real, onde ele pode saber quando o usuário estará acessando um website de sua instituição financeira, para roubar informações do token que permite o acesso a sua conta bancária, códigos de SMS que chegam pelo celular para recuperação de senhas e habilitação de novos dispositivos e senhas secundárias em tempo real, o SSL é falsificado, onde o cadeado que prova a autenticidade é falsificado, fazendo cópia idêntica do website oficial.

Dica de Proteção: Para evitar esses dois tipos de ameaça descritas acima, o usuário deve ter um antivírus que conte com ferramentas para avaliar a segurança do modem, devendo ele estar devidamente atualizado e configurado para que ninguém possa acessá-lo sem a devida autorização, evitando o uso de senhas fracas ou que tenha serviços que permitam acessá-lo remotamente. Também ficar atento à demora do website para carregar, caso fique sempre carregando sem entrar na página, verifique se o seu DNS foi alterado.

Keylogger RemotaEsta é de longe a ameaça e ataque de dados mais perigosos, onde o criminoso dissemina o vírus com um código malicioso que baixa automaticamente para o computador do usuário.

Geralmente para ter esse malware instalado na máquina do usuário, aparecem “atualizações” falsas do flash ou algum software para visualizar o website acessado. Após a instalação ou atualização falsa, o usuário estará infectado e todo website que ele entrar que o criminoso tenha interesse você cairá em uma página falsa, uma cópia idêntica à que o usuário desejava entrar, roubando todos os seus dados e senhas.

Alguns desses hackers usam um bootkit complementado com este keylogger que infecta uma partição do HD do usuário, chamado MBR (Master Boot Recorder), o qual é impossível a sua remoção. Sendo que, a solução é a substituição por um novo HD, visto que o vírus não pode ser removido através de formatação.

Como não há como removermos através de antivírus e formatações do HD, o usuário para se prevenir deste ataque com a consequente invasão, deve sempre estar alerta a downloads automáticos e pedidos de atualizações de softwares para acessar websites.

Diante do tema e das diversas modalidades de ataques cibernéticos desta matéria, podemos concluir que não adianta estarmos preparados com um bom antivírus se não estivermos atentos às possíveis tentativas pelos criminosos cibernéticos de ludibriar os usuários da rede com falsas promoções, atualizações para visualizar websites, etc.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar