IdeiasNegócios

Inovação – Conheça o empreendedor Tarik Bechara Leal, criador da primeira hamburgueria árabe de São Paulo

“Meu objetivo com o Souk Burger é propor algo totalmente novo dentro do ramo de hamburguerias”

Lançar algo totalmente novo no cenário de hamburguerias.

Tarik Bechara Leal, criador da primeira hamburgueria árabe de São Paulo. Foi com essa ideia em mente que o jovem empresário Tarik Bechara Leal, administrador de empresas e descendente de libaneses, de 31 anos, deu início a um projeto ousado e inovador: abrir a primeira hamburgueria árabe do Brasil e, muito provavelmente, do mundo. Batizada de Souk Burger, (pronuncia-se suki), a casa foi inaugurada há poucos meses na Rua Mateus Grou, em Pinheiros, na capital paulista, e já é um sucesso. “Meu objetivo com o Souk Burger é propor algo totalmente novo dentro do ramo de hamburguerias”, diz Tarik.

Descendente de libaneses, Tarik conta que o universo da gastronomia árabe sempre esteve presente na sua vida, mas quando se viu diante da oportunidade de se lançar como empreendedor é que se deu conta do desafio.

A cultura da culinária árabe, com todos seus elementos, incluindo a fartura à mesa e os sabores exóticos e marcantes exerciam sobre ele uma forte atração. Isso sem contar as lembranças afetivas. “Os almoços em família, aos domingos, comandados pela minha tia Magui, foram sem dúvida minha principal inspiração para a abertura do Souk Burger”, conta. “Valorizo muito todo o aprendizado que adquiri com estes encontros e sempre quis transformar as receitas da família em negócio”, explica.

O estalo veio quando ele se deu conta de que a culinária árabe é totalmente “sanduichável”. “Os pratos árabes costumam ter basicamente pão, proteína e pasta”, diz Tarik. “Adoro esta combinação e, por isso, transformar esta fórmula clássica em sanduíche foi algo muito natural para mim”. Desenvolver um modelo de negócio inédito não foi fácil. “Por isso, fizemos pesquisas para concluir que teríamos sucesso”, explica.

Em 2012, Tarik fez uma viagem ao Oriente Médio, onde passou pelos Emirados Árabes e Egito. “Conheci e fotografei um dos principais souks da região, que fica no Cairo”, conta. “Hoje uma destas fotos compõe a decoração do local. Quando alguém me pergunta o que significa esta palavra, começo a explicação pela imagem”.

Em tempo: souk (pronuncia-se suki) é um termo que designa mercados e bazares, muito comuns no Oriente. Neste sentido, Souk Burger significa “mercado de hambúrgueres”, algo neste gênero. “É uma palavra sonora e marcante que se conecta ao que ofereço”, diz.

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Tarik conta que para seguir com seu sonho, investiu também em um curso de Gastronomia do Senac.

A partir daí, iniciou uma verdadeira imersão no universo de gastronomia e no plano de abrir seu negócio. Tarik coloca o aperfeiçoamento contínuo do Souk Burger como seu principal hobby. Não por acaso, a cozinha e o atendimento ao público são duas grandes paixões suas. “Busco excelência no atendimento e nas receitas”, diz. Ele comenta que a leitura de livros nas áreas de empreendedorismo, negócios e gastronomia árabe viraram rotina. Assim como as palestras e encontros relacionados a estes temas.

Hoje, o Souk Burger é a personificação das paixões do jovem empresário. No local, ele consegue colocar em prática as receitas de família e resgatar as memórias afetivas, tão relevantes em sua história.


ninguem te contou?

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar