People

Empresa de São Paulo conta com time de veteranos acima de 70 anos de idade

“Não importa a idade. Tendo saúde e conhecimento, qualquer pessoa pode ser tão ou mais produtiva do que qualquer outra. O discurso ou a ideia de que idosos são menos produtivos, é meramente discriminatória”, diz o professor Walter Penninck Caetano, de 74 anos, diretor da Conam – Consultoria em Administração Municipal, empresa que atende a mais de 120 entidades governamentais entre São Paulo e Minas Gerais, com quase 40 anos de história.

Hoje, a Conam tem 12 funcionários com mais de 70 anos de idade, que trabalham diariamente na empresa. É o caso do consultor da área de contabilidade Pública e Previdenciária Yutaka Okazaki, de 77 anos, 38 deles dedicados a Conam. Com menos tempo de casa (desde 2004), a consultora Dyonne Stamato Leite Fernandes responde atualmente pela consultoria jurídica na área de Direito Público, aos 88 anos de idade.

Já na turma dos nonagenários (com 90 anos de idade ou mais), a Conam conta com um trio de experts. Entre eles, o dr. Antonio Giovanini, consultor jurídico da área de Bem Público e Meio Ambiente, de 95 anos. “Todos aqui são valorizados pela enorme contribuição que dão ao serviço que prestamos aos nossos clientes. Pelo vasto conhecimento que todos eles têm e pela generosidade em compartilhar com o restante da equipe, merecem ainda mais respeito”, completa Caetano.


 Leia ainda (coluna exclusiva): Mais recursos levam à melhores resultados? Por Luis Porto 


População idosa no Brasil:

– A média de vida do cidadão brasileiro alcançou os 75 anos. No caso das mulheres, 79 anos.

– O país registrou crescimento de 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, do IBGE.

– Cálculos preveem um futuro em que um a cada três brasileiros será idoso, a partir de 2050.

– Em 2010, 361,4 mil trabalhadores com mais de 65 anos de idade ocupavam vagas formais de trabalho. Até 2015, esse grupo cresceu para 574,1 mil (58,8% a mais).

– A fatia de brasileiros com 60 anos ou mais empregados ou em busca de vaga passou de 20% para 26% do total entre 2007 e 2017, de acordo com o Datafolha.

– Segundo a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), a parcela de profissionais de 50 a 64 anos saltou de 10,5% para 16,5% do total, no mercado formal.


Sobre a Conam – No mercado há 39 anos, a Conam – Consultoria em Administração Municipal conta com uma equipe de mais de 200 colaboradores e profissionais altamente qualificados. A empresa atende atualmente a mais de 120 entidades governamentais entre Prefeituras, Autarquias, Fundações e Câmaras Municipais nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar