Adriana ValeColunistas

A diferença entre ser o padeiro e o dono da padaria

"...para ter uma padaria, não basta saber fazer pão."

A diferença entre ser o padeiro e o dono da padaria. Aquela padaria sensacional que fica na esquina da sua casa tem um pão maravilhoso, feito por um padeiro muito experiente. Mas será que ele é o gestor da padaria? Há uma enorme diferença entre ser o especialista e o gestor.

Já pensou nisso?

Quantas vezes já não ouvi por ai pessoas dizendo que caso elas percam seus empregos, farão concorrência aos seus empregadores, pois fazem aquilo como ninguém. Isso sempre me faz pensar em um padeiro, que faz aquele pão maravilhoso e que se um dia a padaria onde ele trabalha acabar, ele vai pensar em abrir uma para continuar vendendo seu pão tão adorado. A ideia até parece boa, mas em muitos casos, o mais sensato seria buscar uma colocação em outra padaria. Não estou dizendo que não acredito no poder empreendedor das pessoas; pelo contrário, trabalhamos com mentoria de negócios e fomentamos e viabilizamos novos negócios, mas exatamente por isso, somos realistas quanto ao perfil de cada profissional.

O que as pessoas normalmente não levam em consideração é que, na abertura de uma empresa, não está implícita a abertura de um novo negócio. Uma empresa é um CNPJ, um alvará – todas as obrigações e deveres estão implícitos, mas um negócio vai muito além disso. Um negócio tem clientes, tem receita, custos, fornecedores, processos e gestão. Então eu volto ao padeiro: o profissional especializado, que faz aquilo com primor, no caso, aquele pão maravilhoso, tem noção do que envolve ter um negócio? Ele sabe como criar processos para que ele tenha que se envolver o mínimo possível e se dedicar ao que faz melhor? Sabe quanto deve reinvestir de sua receita para fomentar o seu negócio? Sabe planejar os pagamentos de sua empresa para estar sempre com o caixa saudável? Sabe lidar com capital de giro? Sabe criar uma campanha de Marketing?

Claro que nenhum empresário bem sucedido faz tudo isso – pelo contrário, ele é consciente de que deve contratar especialistas de cada uma dessas atividades para ser produtivo, mas se ele não tem visão de negócio, nem saberá quem deve contratar.

Ou seja, para ter uma padaria, não basta saber fazer pão. Aliás, nem precisa saber fazê-lo. Tem que se ter visão de negócio. Será que o dono da Ambev sabe fazer cerveja? O dono da Coca Cola sabe fazer a mistura de uma das bebidas mais vendidas no mundo? Negócios são feitos de um conjunto de variáveis bem alinhadas. Para se ter um negócio, não basta ser especialista em algo do segmento. Tem que ser além de empreendedor, empresário.

Adriana Vale, mentora de negóciosmestre em Gestão de Negócios, profissional com 21 anos de mercado, empresária, professora de pós graduação, mentora e avaliadora de várias bancas consagradas no mercado; trabalha com projetos de viabilidade e posicionamento de negócios e criou um programa de gestão de negócios eficiente.


ninguem te contou?

Relacionados

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar